quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Usando apresentações de slides em sala de aula.

A Apresentação de slides, é mais uma ferramenta que o professor possa utilizar para ilustrar a aula, sendo um apoio para a aula programada, saindo da rotina e distraindo os alunos.
A montar uma aula com apresentação de slides devemos tomar alguns cuidados. Não colocar fundos com cores fortes e utilizar letra na fonte grande.
A apresentação de slides não é uma aula, ela ilustra a sua aula, facilitando o entendimento para os alunos.Por isso não polua seus slides, com muitas imagens e imagens de má qualidade; use de maneira para descontrair mas não exagere.
Realce itens importantes, comente durante a aula, mas não fale o tempo todo.
Se posicione de maneira que veja os alunos e não ficando de costas para os mesmos.
Verifique todo o equipamento antes de começar a aula, se ocorrer algum emprevisto tenha em mãos uma outro plano.
Boa aula, os alunos irão gostar muito.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cooperação Pressupôe Diálogo!

Meu nome é Daniela, mas meus amigos me chamam de Dani.
Trabalho na Escola Maria Virginia, há quatro anos; onde gosto muito daquela escola.
Quando comecei a fazer o curso de informática, achei que seria muito monótono onde ficaríamos só na teoria; mas me enganei, gostei muito pois fizemos tudo na prática.
Pensei que ao trabalhar informática na sala seria como instrutor de informática, então tive muito medo, pois pensei como iria dominar tudo aquilo.
Mas ao fazer o curso fui vendo que não era isso o que eu pensava, que seria de instrutor de informática.
Mas o curso nos dá um aprendizado novo, melhorando a nossa prática de ensino, vejo que muitas coisas posso utilizar no cotidiano com meus alunos facilitando o ensino aprendizagem.
Muita coisa que aprendi, procurei passar para meus alunos, pude observar que foi muito proveitoso para eles, e gostaram muito.
Gostaria de ter mais noções das ferramentas que o linux possui, para que possa por em prática na sala.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Socialização do consumo

A socialização é um processo pelo qual as crianças aprendem a estar e a comportar-se no grupo e na sociedade a que pertencem. Desde que nascem as crianças recebem as influências dos pais e de outros agentes próximos, dando-lhes a conhecer o mundo em que vivem e as regras por que se regem.
Ao nível do consumo, as crianças são confrontadas com outros agentes de socialização que, conjuntamente com o seu desenvolvimento cognitivo, lançam as crianças para o mercado de consumo.
A socialização pode ser definida como «o processo através do qual os indivíduos aprendem a desempenhar efetivamente o seu papel na sociedade» (Brée, 1990:44).
aprendizagem social, necessariamente associada ao desenvolvimento cognitivo, tem um papel fundamental na transformação das crianças em prescritoras e em consumidores ativos. Os estudos de Piaget, que são uma referência incontornável para o conhecimento do universo cognitivo das crianças, opõem-se à teoria da aprendizagem social enunciada por Calder, Robertson & Rossiter (1975), segundo os quais o desenvolvimento intelectual das crianças depende, antes de mais, das suas experiências anteriores.
A socialização do consumo pode ser entendida como um processo através do qual as crianças adquirem capacidades, conhecimentos e atitudes para exercer o papel de consumidores no mercado (Ward, 1974). Este conceito fundamenta-se na teoria da aprendizagem social e na teoria do desenvolvimento cognitivo (Moschis & Churchill, 1978).
A teoria da aprendizagem social assume que as crianças aprendem as capacidades e os conhecimentos através de uma contínua e recíproca interacção com outras pessoas e com o meio. Para compreender este desenvolvimento é necessário conhecer os elementos com os quais o indivíduo interage (Bandura, 1977).
A criança aprende progressivamente através de várias fontes, tais como a família, a escola, os amigos e os «media». Assim, as crianças aprendem a comportar-se como consumidores e a escolher a estratégia de compra a partir das observações dos seus pais e amigos.
A família é o elemento primário que contribui para a formação das crianças e para o desenvolvimento do seu papel de consumidor. Os grupos de amigos, os colegas de escola e os seus pares terão um papel importante neste processo. A escola enquanto lugar de aprendizagem, formação e educação permitirá analisar o desenvolvimento cognitivo das crianças e as interações que desenvolve com os seus pares.
Atualmente os «mass media» (para além da televisão destaca-se, cada vez mais, a internet) são uma porta aberta para o mundo e contribuem para a socialização das crianças.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_infantil

Vídeo Tarefa - Direitos Autorais.

Como hoje em dia a internet está presente em nossa vida, e vem sempre para facilitar trazendo informações diárias, nos deixando atualizados dos acontecimentos no mundo inteiro.
A publicação de livros na internet, é uma maneira mais econômica de termos acesso a livros.E ao utilizar estas publicações devemos usar com ética tais informações para não cometer o plágio.
Tudo o que encontramos na internet pode ser utilizado em nossos trabalhos, em nossas pesquisas mas ao utilizar essas informações precisamos registrar de onde retiramos.
Para tirar qualquer dúvida na própria internet temos a lei de Direitos Autorais, onde nos informa de como proceder ao utilizar o conteúdo da internet.
O autor no meu ver se ele publica um livro na internet, sabe dos riscos que corre, mas dessa maneira e leva a milhares de pessoas seus conteúdos; e cabe a cada ser consciente a utilizá-lo.
Eu ainda não utilizei nenhum conteúdo de livro na internet.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A mídia é a alma do negócio



A mídia é a alma do negócio.

O aparelho de televisão está na sala, no quarto, na cozinha de pelo menos 92% dos lares brasileiros, segundo dados do Ibope. É, portanto, um mobiliário doméstico e social, pois também anima bares e locais públicos populares. Se a criança é educada por essa mídia – já que passa diante dela em média 3,5 horas diárias – e o cidadão reage a suas provocações e a sua forma de representar o mundo, a melhora na qualidade da programação se impõe como uma obrigação ética.
Em estudo feito pela Unesco, o tempo que as crianças gastam assistindo a televisão é, pelo menos, 50% maior que o tempo dedicado a qualquer outra atividade do cotidiano, como fazer a lição de casa, ajudar à família, brincar, ficar com os amigos e ler. A programação transmitida pela TV acaba tornando-se um ponto de referência na organização da família, está sempre à disposição, sem exigir nada em troca, alimentando o imaginário infantil com todo tipo de fantasia.

A TV , vista como um passatempo, uma diversão infantil tem uma enorme influência sobre os seres humanos, incentivando-os ao consumo.
Observo que durante a programação infantil, a propaganda esta direcionada a esta clientela fortemente intensificando estes o desejo dos mesmos a adquirirem o produto anunciado.
Já no horário nobre, onde a maior parte da população esta a frente da TV, a mídia relaciona produtos para essa categoria, fazendo o mesmo incentivo, consumir.

Trabalho proinfo

Selo e Tarefa

Eu já chorei muitas vezes.

Eu nunca quero desistir daquilo que acredito.

Eu Sei que sem Deus em nosso coração não podemos viver.

Eu quero viver bastante para ver meu filho crescer.

Eu sonho com mundo melhor, sem violências para que nossas crianças tenham um futuro melhor.